Sexta-feira 03 de Dezembro, 2021
pesquisa
# # #
#
Bem-vindo
O projeto "Acontece in Loco - Montanha do Alto Minho" centra-se nas comunidades locais e no desenvolvimento das aldeias de montanha da região do Alto Minho, interligando pessoas e entidades, aproximando o local e o regional, o rural e o urbano, contribuindo para encontrar novas formas de revitalização de aldeias históricas e seculares.
Biodiversidade Agrária e Silvestre em Sistelo

(08.abril.2019)

Detalhes

A paisagem biodiversa de Sistelo, dentro do território de Montanha do Alto Minho, é reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu alto valor natural. No que se refere às plantas e à diversidade vegetal silvestre, conheces as espécies e os habitats presentes no território? Como são e onde estão estas plantas? E o que nos dizem sobre os habitats onde as encontramos? Quais são aquelas de maior interesse (“tesouros naturais”), e quais aquelas que sempre interagiram com a atividade agro-silvo-pastoril?

Nesta sessão dedicada ao mundo vegetal, queremos conhecer melhor para valorizar o património natural local. Ao mesmo tempo, queremos ter a oportunidade de partilhar saberes sobre usos e costumes de plantas silvestres, e conversar sobre a importância e uso das variedades tradicionais locais cultivadas.

Será uma sessão teórico-prática, com uma primeira parte de exposição em sala, e uma segunda de percurso pelo território, indo ao encontro das plantas!

Público Alvo: jovens da comunidade; associação local, elementos da junta de freguesia, produtores locais ligados à atividade agrícola e turística, e todas as pessoas interessadas.

Organização: Floradata; Equipa Acontece in Loco.