Sexta-feira 03 de Dezembro, 2021
pesquisa
# # #
#
Bem-vindo
O projeto "Acontece in Loco - Montanha do Alto Minho" centra-se nas comunidades locais e no desenvolvimento das aldeias de montanha da região do Alto Minho, interligando pessoas e entidades, aproximando o local e o regional, o rural e o urbano, contribuindo para encontrar novas formas de revitalização de aldeias históricas e seculares.
Objetivo 1

Coordenar o projeto e dinamizar os atores da parceria, capacitando-os para a intervenção nos territórios de Montanha do Alto Minho, numa perspetiva da valorização integrada dos ativos territoriais tradicionais (agro-silvo-pastorícia e florestas) e emergentes (serviços de ecossistema remunerados e turismo rural e de natureza). Verifica-se que os atores da parceria operam em várias escalas (do local ao regional) sobre problemáticas dos territórios de montanha, mas que nem sempre trabalham de forma conjunta ou com vista ao desenvolvimento integrado dos territórios. A concretização deste objetivo passa por criar mecanismos e rotinas de partilha de conhecimentos, recursos e metodologias, que produzam uma real aproximação e integração colaborativa desde o sistema I&D até ao empreendedor e/ou beneficiário local das dinâmicas criadas.
As ações nesse sentido passam por:
  • Ação 1.1. Coordenação e Dinamização da Parceria 
Coordenação geral, gestão corrente do projeto e dinamização da equipa técnica permanente, integrando o conjunto dos parceiros.
  • Ação 1.2. Acontece in loco – Alto Minho
Organização do encontro técnico-científico de abertura do projeto, no território piloto, em Sistelo – Arcos de Valdevez, envolvendo os parceiros com investigadores de reconhecido mérito, num processo de reflexão alargado (por via de uma colaboração com a Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais) e assente num contacto intenso com o território e os seus atores.
  • Ação 1.3. Da investigação à inovação 
Potenciar a transferência de conhecimentos gerados no sistema de I&D, relevantes para a montanha do Alto Minho, aos atores da parceria e ao território (levantamento de projetos de I&D, seleção dos projetos mais relevantes, realização de sessões de trabalho presenciais com os investigadores para transferência de conhecimentos e resultados aos técnicos da parceria).
  • Ação 1.4. Espaço in Loco 
Criação de condições de trabalho e de acolhimento para estadias curtas de investigadores, técnicos e estudantes em Sistelo, com equipamento e mobiliário básico, facilitador da aproximação do sistema de I&D ao território de montanha que será o espaço-piloto do projeto.